Audiência Pública debate violência contra mulher e botão do pânico

celina leao renato

Por iniciativa da deputada Celina Leão (PDT), a Câmara Legislativa realiza audiência pública para debater mecanismos de prevenção à violência contra a mulher, nesta terça-feira (25) às 9h no plenário da Casa.

“Precisamos voltar nosso olhar para construção de políticas públicas de proteção às mulheres vítimas de violência, assim como a implementação de mecanismos que a impeçam , como o botão do pânico”, avalia a deputada. “Os números são alarmantes, a Central de Atendimento à Mulher atingiu 532.711 registros de violência só no ano passado, totalizando quase 3,6 milhões de ligações desde que o serviço foi criado em 2005”, completa Celina.

A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994, estabelece que a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”.

De acordo com a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres, Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas de dezembro de 1993 “A violência contra as mulheres é uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram à dominação e à discriminação contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avanço das mulheres…”

O Balanço de 2013 da Central de Atendimento à Mulher – Disque 180, aponta que os autores das agressões relatadas são, em 81% dos casos, pessoas que têm ou tiveram vínculo afetivo com as vítimas.

Os registros indicam também que a violência física representa 54% dos casos relatados e a psicológica, 30%. No ano de 2013, houve 620 denúncias de cárcere privado e 340 de tráfico de pessoas. Foram registradas ainda 1.151 denúncias de violência sexual em 2013, o que corresponde à média de três ligações por dia sobre o tema.

Fonte: Assessoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s