Mulher: Alarme do Pânico agora é lei no DF

violenciacontramulher

Agora é lei. Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (10) a Lei 5.425/2014, que instituiu o Programa de Proteção para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. De autoria da deputada Eliana Pedrosa, a iniciativa cria o chamado Alarme do Pânico, a ser utilizado por mulheres em situação de risco.

De acordo com Eliana Pedrosa, a violência contra a mulher, infelizmente, ainda é muito presente na vida das famílias brasileira. Segundo ela, apesar de existir uma lei específica para inibir esta covardia – a Lei Maria da Penha – ainda são vistas notícias de brutalidade e agressividade realizadas por ex-maridos, namorados e companheiros no cotidiano. “Temos certeza que esta nova ferramenta será um duro golpe nas covardias praticadas contra as mulheres. O DF ganha muito com esta nova lei”, afirmou.

Para a implantação do programa serão adquiridos equipamentos que possam ser acionados pelas mulheres sob medida protetiva judicial. Ou seja, se o agressor não mantiver a distância mínima determinada pela Lei Maria da Penha, a polícia será acionada e a gravação do som ambiente será feita imediatamente com apenas um toque no “botão do pânico”.

Programa equivalente já funciona em Vitória, no Espírito Santo. Lá, a Prefeitura fez uma parceria com o Tribunal de Justiça do ES para reduzir os altos índices de violência doméstica contra a mulher. O sucesso foi tamanho que a iniciativa recebeu o Prêmio Innovare no Superior Tribunal Federal (STF).

Fonte: Assessoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s