Mulheres na Política deixando de ser cota partidária

mulheres na politica

No dia Internacional da Mulher, podemos citar um tema ainda polêmico: a mulher na política. As mulheres ainda conseguem espaço em alguns partidos devido à cota partidária exigida em lei de 30%. Um fato que nos garante legenda para concorrer nas eleições, mas que frustra algumas mulheres no decorrer da campanha eleitoral. Aquelas que não estão preparadas psicologicamente para enfrentar a realidade política, se deparam com o machismo e o egoísmo, atrapalhando a chegada ao poder.

Cerca de 52% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres. No entanto, segundo a União Interparlamentar (UIP), o Brasil ocupa o 117° lugar em participação feminina na política, ficando atrás de países como Ruanda, Bolívia e África do Sul. A disparidade entre o número de eleitoras e o de candidatas suscita a discussão sobre o que impede maior presença das mulheres na política. Apesar deste cenário, pesquisa feita em 2009 pelo Ibope com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República constatou o apoio da população à participação da mulher na política. Os resultados revelam que 83% dos brasileiros concordam com a idéia de que a presença de mulheres no poder melhora a política; 75% admitem que só há democracia, de fato, se elas estiverem nos espaços de poder; e 73% confirmam que a população brasileira ganha com a eleição de um maior número de mulheres.

Após a eleição, o quadro de cargos de confiança repetem a história. Os partidos após usarem a influência da mulher ajudando e auxiliando, se esquecem de colocá-las nas cadeiras do executivo. Alguns acham que o simples fato de ter uma Secretaria da Mulher já nos deu o espaço devido.

A maioria de nós mulheres não somos à favor do feminismo. A ânsia pela luta feminista deixou alguns estragos, e com isso surgiu a falta de contentamento em diferentes áreas das nossas vidas.

Mas na política o que queremos é a igualdade. Queremos mais espaço e nossos direitos respeitados refletindo melhor qualidade de vida para todas por meio de políticas públicas.

Queremos participação.
Feliz dia Internacional da Mulher

SE VOCÊ QUER QUE DIGAM ALGO, PEÇAM A UM HOMEM. SE VOCÊ QUER QUE FAÇAM ALGO PEÇAM A UMA MULHER.
Margareth Thacher-Ex Primeira Ministra Britânica

Cris Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s