Chico Leite quer democratizar escolha de conselheiros dos Tribunais de Contas

O parlamentar defendeu em plenário a transparência no processo de escolha dos candidatos ao cargo de conselheiros do TCDF

Durante sessão plenária, realizada na quarta-feira (27), na Câmara Legislativa, O deputado Chico Leite pediu apoio dos colegas de Legislativo ao Movimento Conselheiro Cidadão, que propõe mudanças no processo de escolha dos conselheiros de tribunais no país. A realização de concurso público para a ocupação do cargo está entre as alterações sugeridas pelo movimento, segundo o parlamentar. “Está em tramitação nesta Casa um projeto para que todo brasileiro ou brasileira, que preencha os requisitos necessários, possa concorrer à vaga de conselheiro”, ressaltou.

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº68/14, de autoria do deputado Chico Leite e outros parlamentares, tem por finalidade trazer maior transparência e democratizar a escolha de conselheiros para o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). De acordo com o texto, “a fiscalização das contas públicas deve estar ao alcance do cidadão sendo possível a sua candidatura”.

O deputado Joe Valle (PDT) também declarou seu apoio às mudanças, entre elas a possibilidade de qualquer cidadão participar da lista de nomes para concorrer à vaga de conselheiro. Wasny de Roure (PT) ratificou a importância de novos procedimentos no processo.

Requisitos para a investidura no cargo

De acordo com a legislação vigente, os conselheiros do Tribunal serão nomeados entre brasileiros que tenham mais de 35 e menos de 65 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notáveis conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, além de mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional.

Gabinete do deputado Chico Leite

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s