Coren-DF recebe técnica de enfermagem detida ao exigir atendimento médico para paciente

Conselho analisa todas as medidas cabíveis para resguardar exercício profissional e reprimir casos de agressão

A técnica de enfermagem Stella Krause foi recebida nesta terça-feira, 08 de dezembro, no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) para detalhar o que ocorreu na última segunda-feira (07/12), quando buscou atendimento no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) a um paciente. Ela atendeu o convite da autarquia e se reuniu com o tesoureiro e conselheiro, Adriano Araújo, a gerente de fiscalização, Daniela Bonacasata, e o procurador geral do conselho, Jonathan Rodrigues.

Stella levou um homem com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) do centro de saúde de Taguatinga onde ela trabalha até o HRT. A técnica de enfermagem relatou que os problemas começaram já na chegada, pois não havia cadeira de rodas para transportar o paciente da ambulância para dentro do hospital. Na emergência da unidade, houve desentendimento entre ela, uma médica e uma policial militar. Stella foi levada à delegacia da região por exigir que o paciente fosse atendido.

techrt_foto

Ao relatar os fatos aos membros do conselho, ela se emocionou ao contar os momentos de humilhação sofridos. “Vim até o Coren-DF não apenas por ter passado por essa situação, mas para representar a minha categoria”, destacou. O tesoureiro do Coren-DF, Adriano Araújo, lamentou a recorrência de casos de agressão contra uma profissional de enfermagem em pleno exercício de suas atividades.

“Os profissionais de enfermagem, e até de outras áreas da saúde, recebem voz de prisão por reivindicar atendimento aos pacientes. Eles estão sendo penalizados por causa do sucateamento do serviço de saúde pública”, comentou o conselheiro. A gerente de fiscalização, Daniela Bonacasata, afirmou que, junto com o procurador geral do Coren-DF, vai buscar quais providências podem ser adotadas para resguardar o exercício profissional do técnico de enfermagem e reprimir casos de agressão e ofensa contra os profissionais de enfermagem.

 

Denuncie

Qualquer pessoa pode registrar denúncia no Coren-DF sobre irregularidades em instituições de saúde relacionadas ao serviço de enfermagem. O relato pode ser feito pelos formulários disponíveis no site do regionalou comparecendo ao departamento de fiscalização, na sede do conselho. O procedimento é sigiloso e a identidade do denunciante é preservada.

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem estabelece como direito do profissional recorrer ao regional quando impedido de cumprir o código de ética, a legislação do exercício profissional e as resoluções e decisões do Sistema Cofen/Coren. Além disso, dispõe que é dever de todo profissional de enfermagem comunicar ao Coren fatos que firam preceitos do código de ética e da legislação do exercício profissional.

 

Fonte: Site Coren-DF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s