Ensino da música nas escolas do DF já tem lei e resolução

depbisporenato-creditodavidpena

Crianças e adolescentes do Distrito Federal já podem esperar a inclusão da música na grade curricular das escolas públicas e privadas. Uma proposta, de autoria do Deputado Bispo Renato Andrade, foi aprovada em plenário por unanimidade, sancionada pelo governador e direcionada à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. A lei dá preferência à Música Popular Brasileira.

Na última semana, foi publicada no Diário Oficial do DF uma resolução, instituindo uma comissão permanente para cuidar diretamente da coordenação, planejamento e implementação da lei no ensino regular, integral, especial, de natureza especial e socioeducação. Serão responsáveis pela inclusão do ensino da música nas escolas a Subsecretaria de Educação Básica – SUBEB, a Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro e a Escola de Música de Brasília.

O ensino da música deve constar na grade curricular da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental obrigatório de nove anos e ensino médio. Para o deputado Bispo Renato Andrade, a disciplina da música tem como objetivo “estimular a criatividade, trabalhar a coordenação motora, desenvolver organização e disciplina, além de incontáveis outros benefícios”.

Bispo Renato enfatiza ainda que o objetivo “não é formar músicos, mas ajudar no desenvolvimento dos alunos, podendo ainda ser usado como elemento agregador nas outras disciplinas”.

O ensino da música nas escolas foi disciplinado pela Lei Federal nº11.769/2008, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estabelecendo que a música deve ser conteúdo obrigatório do componente curricular, mas no Distrito Federal ainda não existia uma lei própria.

 
Assessoria de Comunicação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s