“Bronzeamento no DF precisa de regras”, propõe Bispo Renato

bispo-renato-andrade
Na última quarta-feira, 14, dezenas de veículos da imprensa noticiaram a morte de Nara Farias Preto, 20 anos, após uma sessão de bronzeamento em uma clínica clandestina na Asa Sul. O trágico incidente despertou a necessidade de reforçar regras e acrescentar sanções aos infratores. Para tal, o deputado Bispo Renato Andrade protocolou o Projeto de Lei nº 1262/2016, com o objetivo de estabelecer normas para o serviço no DF.
Segundo o parlamentar, é importante relembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, já proíbe o bronzeamento artificial no país. “Mesmo com a proibição, desde 2009, muitas clínicas foram flagradas oferecendo o serviço. Por isso, nada mais razoável do que acrescentar à norma vigente uma punição em forma de multa”, explica, complementando que o projeto sugere penalidade no valor de R$100 mil por equipamento em situação irregular.
“Além disso, é necessário criarmos regras também ao bronzeamento natural, que apesar do nome, utiliza produtos que aceleram o resultado, muitas vezes, sem as devidas precauções”, acrescenta Bispo Renato, exemplificando com o caso da jovem Nara e esclarecendo que a proposição não proíbe o serviço, mas traz uma série de regras que tornam a atividade segura do ponto de vista sanitário.
Entre as normas sugeridas no projeto de lei, estão a hidratação adequada do consumidor, o acompanhamento de profissional da saúde no sentido de orientar quanto ao tempo de exposição ao sol, alimentação de acordo com padrões nutricionais, apresentação de atestado médico e o cumprimento do horário indicado para o serviço.
Atualmente, mais de 800 produtos de aceleração para o bronzeamento são registrados pela ANVISA, mas a Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte que, mesmo estes produtos regulamentados pelo órgão, devem ser utilizados sob prescrição médica.
O projeto de lei já foi lido em plenário e agora tramita nas comissões da Câmara Legislativa.
 
 
Assessoria de Comunicação
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s