Poderes engessados, planos frustrados:

 

mumia

A Câmara Legislativa tem sempre a mesma prática em todos os mandatos: barganhar o poder que tem com o executivo, deixando de lado sua principal função, que é de fiscalizar.

Todo governo que ganha a eleição no DF passa pela prova com a casa do “povo”, que ao barganhar cargos faz de refém Secretarias, administrações e empresas da estrutura do Governo de Brasília, atuando em um verdadeiro sequestro dos Planos de Governo, que o povo aprovou e elegeu.

Os poderes foram criados com a finalidade de serem harmônicos, porém separados, para que não usurpem das suas funções. É o que prevê a Constituição Federal. O mecanismo de controle é recíproco, garantindo o Estado de Democracia. Seria maravilhoso se fosse verdade!

Na realidade Brasília e, também, o Brasil encontram-se atualmente com os poderes engessados, principalmente o legislativo. Os parlamentares na maioria dos casos necessitam de fazer a famosa “retirada do dinheiro gasto na campanha eleitoral”, se esquecendo de suas funções. Se vendem nos privilégios das pastas da máquina pública, e ficam às ordens do executivo, na barganha de cargos e privilégios que beneficiam a minoria e acabam com a população, hoje amordaçada e sem voz com os que eram para ser seus representantes.

A maioria da população ainda não percebeu que a nova prática do engessamento tira do cidadão o direito de reivindicar dos seus representantes eleitos, assim como retiram também a oportunidade do executivo exercer seu plano de governo, que na maioria das vezes não está de acordo com os indicados nomeados pelos parlamentares. Assim ficamos longe de ver as expectativas do povo que votou e elegeu o executivo se tornarem realidade. Lidamos com governos loteados para adversários políticos, que trabalham sempre para travar tudo e assim consequentemente eleger seu futuro governador. Uma rotatividade de intrigas que vem gerando o retrocesso da Cidade.

 

Cris Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s