Partidos políticos e o tabuleiro da corrupção

mamando

A operação Lava Jato veio na hora certa de acabar com os pilares da política que movimenta o DF por muitos desgovernos passados.

 A prisão dos ex-governadores Arruda (PR) e Agnelo (PT) e do vice Tadeu Filippelli (PMDB) abalou a cidade que previa, mas nem tanto, a união dos políticos do DF no rateio coletivo da propina do Estádio Mané Garrincha, a obra mais infrutífera que se poderia ter na opinião popular.

Foi gasto estratosfericamente muito dinheiro público em propina distribuída durante dois mandatos consecutivos. Isso comprova que os políticos são adversários apenas na campanha eleitoral, já que governam juntos independentemente de partido ou de ideologia partidária.

Para vexame geral, as delações entregam a maioria dos partidos. Havia até lista de escalação de quem seria beneficiado, tal como um técnico de futebol faz com seus jogadores. Citados como receptores de propina de obras superfaturadas, os partidos se misturam aos codinomes dados aos políticos, que vão de “Boca-Mole” a “Mineirinho”, tem até o “Lindinho”, apelido do Presidente Michel Temer na lista do propinoduto. Ou seja: não temos políticos sérios e muito menos partidos políticos santos.

É inegável a força partidária no Sistema Político Eleitoral. Isso faz parte do jogo, entretanto o retrato dos partidos políticos não tem agradado o povo brasileiro já experiente no diagnóstico da pilantragem da executiva partidária, que na maioria das vezes ou é composta por assessores políticos, ou por familiares. Os partidos precisam se reinventar e restabelecer a credibilidade do Sistema Eleitoral Brasileiro hoje comandado por caciques detentores até da decisão de quem terá direito a concorrer às eleições.

A preocupação do brasileiro hoje é a lista fechada, que pode ser aprovada na reforma política. O que significa uma relação de filiados apadrinhados pelos grandes caciques para continuar a proliferação da corrupção. Pouca vergonha.

Desinfetar os partidos políticos é uma missão dos correligionários de cada legenda que compõe o Sistema Eleitoral Brasileiro.

Cris Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s